
Uma área verde para todos. Essa é a principal característica de um jardim sensorial. Despertando diferentes sensações e aguçando os sentidos, esse tipo de espaço não distingue as pessoas, pois possibilita que qualquer um o aprecie independentemente de limitações, sejam visuais, auditivas, ou motoras.
O ambiente deve possibilitar a percepção de texturas, aromas, sabores, formas, e sons.Deve-se ter cuidado ao uso de recursos que possam ser responsáveis por acidentes,como plantas tóxicas, espinhos, ou pisos em desníveis.O material utilizado para compor o agrupamento das espécies deve mudar para estimular uma nova percepção a cada caminho,são recomendadas placas com identificação em" braile" e também em letras em preto sobre fundo branco, para deficientes visuais parciais.
Presentes no JARDIM SENSORIAL

OLFATO
jasmim dos poetas ( Jaminum polyanthum)
trepadeira de origem chinesa. Tem crescimento moderado,sua flores brancas e perfumadas se destacam no outono e inverno.Deve ser cultivada em pleno sol, adequa-se em colunas, pilares, cercas, ou grades.
TATO
Kalanchoe (kalanchoe blossfeldiana)
Herbácia suculenta originária de Madagascar,que apresenta folhas ovaladas,carnosas, sempre em pleno sol.
PALADAR
Manjericão (Ocimum basilicum)

VISÃO
Violeta (saintpaulia ionantha)
Herbácea perene nativa da África Tropical, apresenta folhas aveludadas e carnosas e flores de diversas cores.É cultivada em vasos, jardineiras em lugares protegidos de sol,mas com luminosidade indireta.
AUDIÇÃO
Neste ambiente, fontes e bancos para um relaxamento e contemplação, momento de tranquilidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário