sábado, 1 de setembro de 2012

As flores perfumadas transformam o jardim

               
                    dama-da-noite (cestrum nocturmum)



AROMA NATURAL...

Sentir o perfume das flores proporciona uma forte interação com a natureza. Embora todas as flores tenham a propriedade de exalar fragrância, os seres humanos não conseguem perceber o cheiro de todas as espécies.

NO JARDIM ...

Cada espécie possuem características particulares. Ao entardecer e à noite, o perfume da dama-da- noite torna-se mais intenso. Já as caliandras são cheirosas perto do meio-dia.

NO LUGAR CERTO

Muito mais que tornar o ambiente agradável, esse elemento das flores é responsável pela atração de agentes polinizadores e também tem função defensiva. As abelhas, os pássaros, e os beija-flores são atraídos pelo aroma e tem papel fundamental na perpetuação da espécie da planta. Por se tratar de espécies floríferas, é importante que sejam expostas ao sol pelo menos quatro horas por dia. Evite colocar mais de uma espécie no mesmo espaço, isso só pode acontecer quando o florescimento ocorre em épocas diferentes.
O jasmim manga, tem um perfume suave, e pode ser colocado próximo das janelas do quarto ou sala, já na região da cozinha, é melhor evitar flores muito perfumadas, para "não brigar" com o cheiro da comida.
neste caso pode-se optar por manjerona ou alecrim, que condizem melhor com o ambiente.
Mais o lugar que elas são aconselhadas é na entrada da casa, uma maneira de dar as boas-vindas.



camélia(Camellia japonica)
jasmim(Jasminum sp)


resedá ( galphiamia brasiliensis)

manacá (Tibouchina mutabilis)
rosa


gardênia(Gardenia jasminoides)

caliandra( Calliandra sp)

jasmim manga(Plumeria rubra)


Hortelã
manjerona

alecrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...