segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Estimulando os sentidos "jardins sensoriais":

                                 






Uma área verde para todos. Essa é a principal característica de um jardim sensorial. Despertando diferentes sensações e aguçando os sentidos, esse tipo de espaço não distingue as pessoas, pois possibilita que qualquer um o aprecie independentemente de limitações, sejam visuais, auditivas, ou motoras.
O ambiente deve possibilitar a percepção de texturas, aromas, sabores, formas, e sons.Deve-se ter cuidado ao uso de recursos que possam ser responsáveis por acidentes,como plantas tóxicas, espinhos, ou pisos em desníveis.O material utilizado para compor o agrupamento das espécies deve mudar para estimular uma nova percepção a cada caminho,são recomendadas placas com identificação em" braile" e também em letras em preto sobre fundo branco, para deficientes visuais parciais.

Presentes no JARDIM SENSORIAL

OLFATO
jasmim dos poetas ( Jaminum polyanthum)
trepadeira de origem chinesa. Tem crescimento moderado,sua flores brancas e perfumadas se destacam no outono e inverno.Deve ser cultivada em pleno sol, adequa-se em colunas, pilares, cercas, ou grades.




TATO
Kalanchoe (kalanchoe blossfeldiana)
Herbácia suculenta originária de Madagascar,que apresenta folhas ovaladas,carnosas, sempre em pleno sol.











PALADAR
Manjericão (Ocimum basilicum)
Planta aromática,com flores brancas e folhas simples, nativo da Ásia tropical,cultivada em todo País em hortas domésticas para uso condimentar e medicinal.




VISÃO
Violeta (saintpaulia ionantha)
Herbácea perene nativa da África Tropical, apresenta folhas aveludadas e carnosas e flores de diversas cores.É cultivada em vasos, jardineiras em lugares protegidos de sol,mas com luminosidade indireta.




AUDIÇÃO
Neste ambiente, fontes e bancos para um relaxamento e contemplação, momento de tranquilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...