Pegada Ecológica



O QUE É PEGADA ECOLÓGICA ?

É uma espécie de conta matemática, em que se calcula o que um Pais tem para extrair da natureza e gastar, sem comprometer a sustentabilidade do mesmo.
Assim, cada indivíduo tem a sua cota também. Existe até um teste para se saber se estamos no grupo dos que vivem no consumo supérfluo, ocasionando maior emissão de gases de efeito estufa.
Para medir seu consumo ecológico acesse os sites:




CURIOSIDADES

Apenas uma gota de óleo faz com que 25 litros de água se tornem impróprios para o consumo.







Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde eles as esconderam


O mel  é o único alimento que não apodrece!  



Cerca de 25% das pessoas do mundo precisam caminhar até lugares distantes para ter acesso à água.


10 jeitos de usar vinagre

Eficiente na cozinha, o vinagre também faz milagres na limpeza da casa. Você se livra de produtos tóxicos, acaba com a gordura e ainda economiza


1. Paredes limpinhas Por mais que você reclame, não tem jeito: as crianças rabiscam as paredes. Sem falar em marcas de sapatos ou de móveis. O vinagre branco é uma solução rápida para remover essas manchas sobre a pintura. Faça uma mistura com a mesma quantidade de vinagre e água morna e aplique sobre as marcas. Esfregue com um pano macio até que desapareçam totalmente. 

2. Bichos 
Para eliminar o cheiro de urina e fezes de cães e gatos, primeiro remova os resíduos. Depois, limpe o local com um pano embebido em uma solução com dois terços de água morna e um terço de vinagre. Para finalizar, aplique um pouco do produto puro sobre a área e deixe secar naturalmente. 

3. Rejuntes 
Com o vapor do chuveiro ou a gordura dos alimentos, é natural que os rejuntes dos azulejos do banheiro e da cozinha acumulem mofo. Fácil resolver isso: com uma escova de dentes velha, aplique uma boa quantidade de vinagre puro. Deixe agir por duas horas e lave com água e sabão. 

4. Lavanderia 
As roupas mancharam? Basta misturar, em um borrifador, a mesma quantidade de água e vinagre. Espirre sobre as manchas antes de colocar a peça para lavar. Espere a máquina encher e adicione à água uma xícara (chá) de vinagre branco puro. Depois é só lavar normalmente. 

5. Adeus, cheiro de mofo! Você lava e passa as roupas com carinho, mas o cheiro de mofo do armário parece mais forte do que todo o trabalho que teve? Para acabar com esse odor, esvazie os compartimentos e deixe uma bacia com vinagre branco puro dentro do móvel durante uma noite inteira. No dia seguinte, passe um pano umedecido com água em todo o guarda-roupa. Pronto! 

6. Panelas Esquecer a panela no fogo é trabalho dobrado: além de precisar cozinhar tudo de novo, a comida fica grudada no fundo. Para remover a sujeira do alumínio, inox ou do tefal, coloque água e quatro colheres de sopa de vinagre. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave outra vez. 

7. Brilho extra nos copos 
Para deixar os copos de vidro mais brilhantes, basta mergulhá-los em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre. Deixe de molho por cerca de meia hora. Em seguida, lave os copos com detergente. O vinagre age contra a gordura e o vidro ainda fica mais transparente. 

8. Na lavadora de pratos A máquina de lavar louças facilita bastante o trabalho na cozinha. Mas, para que funcione corretamente e sem encrencar, não pode acumular sujeira. Para acabar com a gordura impregnada, coloque uma xícara de chá de vinagre branco no recipiente interno e inicie um ciclo de pré-lavagem. 

9. Fogão novo de novo 
Depois das frituras, mesmo passando detergente, a gordura demora a sair. Deixe um pouco de vinagre sobre a gordura do fogão ou da frigideira por 15 minutos, antes de começar a limpeza. Depois, é só esfregar com sabão neutro e uma esponja. Vale também para o forno. Fica tudo brilhando. 

10. O que fazer com o odor do ralo? 
O acúmulo de sujeira é o principal responsável pelo odor. Para eliminar o mau cheiro, use essa mistura poderosa: um quarto de xícara (chá) de bicarbonato de sódio e meia xícara (chá) de vinagre branco. Cubra o ralo e deixe agir por alguns minutos. Enxágue com muita água quente. 

 fonte: revista máxima


Calcule a emissão de CO² no seu dia-a-dia.
Faça um teste:

http://www.maxambiental.com.br/carbononeutro_ferramenta/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...