segunda-feira, 30 de julho de 2012

A arte da IKEBANA

Origem da IKEBANA e sua história   


Do rirual religioso de oferendar flores a Buda, divindades e antepassados - nasceu há mais de 1000 anos, a história da IKEBANA. Iniciou-se como Caminho das Flores - IKENOBO - cujo fundador da primeira Escola de Arte Floral foi o famoso estudioso OMONO IMOKO, que, a mando do Imperador, atravessou os mares para estudar a cultura e a tradição da China.
Após sua volta, estabeleceu no templo ROKKAKUDO, construído em homenagem a ROKUBISHO-NYO-I RINKANZEON nome conhecido e venerado de Buda, tendo como um fervoroso adepto deste ensinamento, o príncipe SHOTOKU TAISHI .
Desta forma, adotou-se como cerimônia obrigatória o KUGYO, ou seja, a oferenda diária de flores frescas.                                                                                                                    texto: fugiwara.net


Atualmente, no Brasil, há entidades que organizam cursos e workshops de ikebana. A tradição japonesa dessa arte já vem sendo incorporada e adaptada, recebendo um estilo único no Brasil.









A arte da Ikebana, antes de tudo é um caminho para o aprimoramento espiritual, refino da alma.

Ao tentar reproduzir a beleza da Natureza através de um belo arranjo, sua alma aprimora-se em busca de beleza, harmonia, sensibilidade. Quanto mais desenvolvidos estiverem estes sensos, mais bonita sua ikebana será. E quanto mais se pratica a Ikebana, mais desenvolvidos se tornam estes aspectos internos de cada ser.
A Ikebana também é conhecida por Kadô (o caminho das flores).










O estilo livre "Shorinka"

É uma espécie de mini - ikebana sem regras de composição e nem estilo definido. Algumas escolas adotam o estilo Shorinka  para treinar o lado intuitivo e de inspiração dos alunos.
                                                                                                    fonte: texto lost in japan portal nippon















Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...