quinta-feira, 24 de maio de 2012

MILLENNIUM PARK - O maior telhado verde do mundo!


fotografia: J. Croker

Você sabia?
Uma galeria de arte ao ar livre, o Millennium Park exibe uma coleção arquitetônicasingular em meio ao colorido jardim.
Localizado no coração de Chicago, no estado de Illinois, nos Estados Unidos, desde 07/2004, quando foi inaugurado, tornou-se uma das atrações mais populares da cidade, sempre reconhecida pelos magníficos arranha-céus e pelo esplendor arquitetônico.
Agora, você me pergunta... O que este parque tem de tão especial ?
Pode se dizer que é uma arquitetura pós-moderna, paisagismo, arte, entretenimento. Por isso já recebeu vários prêmios de arte e design.
Considerado o maior telhado verde do mundo, pois contém quase 49 mil m² de área permeável, sendo que sua área total é de 99 mil m². Com monumentais obras desenvolvidas por artistas renomados dispostas nos espaços abertos ajardinados e coloridos, sendo acessíveis a todos os visitantes.
O projeto ambicioso atingiu seu objetivo de revitalizar a região onde foi instalado e oferecer ampla área verde à população. A nova realidade à sociedade, proporcionando lazer, bem-estar e ainda mudando a paisagem.
O texto está chato? então vamos as imagens....


Cloud Gate
A escultura de 110 toneladas, com formato elíptico e produzida de aço inoxidável é assinada pelo artista britânico Anish Kapoor, sendo apelidada de " O Feijão".



Crown Fountain
Inspirado na diversidade cultural dos moradores de Chigaco, o artista espanhol Jaume Plensa criou duas torres de 15 m de altura demarcando as extremidades de um pátio de granito preto submerso por uma lâmina d'água. Nas torres, por meio de LEDs, são expostas imagens de pessoas comuns, em um determinado ponto, que fica na altura dos lábios da pessoa retradada, há uma fonte que jorra água.



                                                                                                                                                                  
                                                                                                                                                                                  Jay Pritzker Pavilion
Um dos mais sofisticados e modernos ambientes para eventos musicais ao ar livre foi idealizado pelo arquiteto americano Frank Gehry. O pavilhão possui 4 mil acentos fixos e capacidade de integrar outros 7 mil no gramado foi confeccionado com pranchas curvas de aço inoxidável escovado, sendo uma alusão à graciosidade do desabrochar de uma flor. Tubos do mesmo material cruzam o espaço aberto como se 
fossem arco-íris metálicos.
                        
                                                                      

                                                                                               

Lurie Garden
Este é o componente principal, para caracterizá-lo como o maior " telhado verde" do mundo. Projetado por Gustafson Guthrie Nichol Ltda, Piet Oudolf e Robert Israel.
"Urbs in Horto", (cidade jardim), o qual se refere-se à transformação de Chicago- originalmente plana e pantanosa para arrojada e poderosa.
O jardimé composto por 240 espécies nativas, principalmente da América do Norte. O jardim apresenta plantas perenes, bulbosas, gramíneas, árvores e arbustos, dentre elas, destacam-se: Tulipas,Sálvias,Gerânios,Narcisos,Tuia,Áster.
A área verde é preservada sem o uso de produtos químicos, oferecendo abrigo apropriado para aves migratórias. Devido à abundante diversidade vegetal, é o habitat de pequenos animais, além de borboletas e abelhas.




texto: florida ventana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...