terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

DICAS PRÁTICAS ( para seu jardim )




PRAGAS
Caso surjam pulgões e cochonilhas nas plantas do seu jardim,( o que é muito comum nesta época de calor e chuvas), faça pulverização com calda de fumo.Outra praga comum nesta época é o míldio, fungo causado pelo excesso de umidade que pode atacar plantas como as roseiras, deixando suas folhas enrugadas. Para combatê-lo, faça aplicações preventivas com fungicidas, nos horários em que não haja luz solar direta.
REGAS
Não estranhe se suas plantas aparecerem com folhas murchas, dobradas ou amareladas. Elas só estão querendo dizer que estão com sede, o que acontece com mais frequência sob o calor do verão. Fique atento à umidade do solo, molhando-as de manhã e, em locais de muito calor, também ao final do dia.
GRAMADOS
As ervas daninhas, assim como outras plantas, crescem ainda mais com o calor que aumenta neste mês. Se elas começarem a surgir em seu gramado, arranque-as com a ajuda de um firmino, ferramenta que retira as plantas do solo com a raiz. Faça isso antes que elas floresçam para que não formem sementes. Outra dica é não deixar as aparas da grama sobre o gramado. Com o calor e a umidade, elas produzem uma fermentação indesejável.


TRANSPLANTE
Se você vem adiando a mudança para um vaso maior daquela planta que anda meio espremida há algum tempo, anime-se. Esta é a época certa para isso. Com o calor, o enraizamento ocorre mais rapidamente, aumentando as chances de sucesso nos casos de replantio.
REPRODUÇÃO
Este é um bom mês para propagar o amor-agarradinho ( Antigonon leptopus ) por estaquia de galhos ou por sementes.

fonte: "revista Natureza"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...