segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Os temperos que não podem faltar

salsinha (petroselinum sativum)
cebolinha (allium fistulosum)

Dupla inseparável na cozinha, são usadas em quase todos os pratos salgados, senão como tempero, como enfeite comestível.Ambas rebrotam com facilidade, mas se quiser colher diariamente, é recomendado que se plante pelo menos quatro mudas de cada,colhendo a cada dia de pés diferentes.

manjericão (ocimum basilicum)

Originário da Índia, gosta de solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Não suporta frio rigoroso.O manjericão miúdo (var. minimum) é ideal para floreiras ou vasos. Tire as flores do pé, pois elas roubam o perfume da folhas.Pode ser usado em peixes, carnes, ou molhos (em especial, o de tomates ).

hortelã (mentha crispa)

Pode ser usada como chá, adicionada a sucos, doces, e salgados.Requer solo rico em matéria orgânica. Quando os ramos estiverem longos e fracos, faça uma poda drástica para reavivar a planta.

alecrim (rosmarinus officinalis)

Não suporta excesso de água e precisa de solo bem drenado.Quando for colher, retire apenas os galhos maiores.Os peixes ficam deliciosos quando temperados com alecrim, como também pode ser usado em legumes e omeletes.

pimenta vermelha (capsicum sp)

É usada em conservas, molhos, carnes, e até em doces, mas deve ser evitada por quem tem problemas gástricos. Sempre que houver frutos maduros no pé, podem ser utilizados. O ideal é trocar as mudas depois da frutificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...